Será que na bunda do vaga-lume tem uma lâmpada?
Claro que não!
Mas como o vaga-lume acende e apaga? Qual é a origem da sua luz?Este fenômeno se chama bioluminescência. O que acontece é o seguinte: no abdome deste curioso inseto há uma reação química entre duas substâncias presentes no corpo do vagalume, a luciferina (uma classe de pigmentos responsável pelas emissões luminosas) e o oxigênio. O resultado desta reação é a oxi-luciferina, que é uma substância luminescente. Esta iluminada reação é a responsável pela luz dos vaga-lumes!
As piscadas do vaga-lume são uma forma de atração sexual! Enquanto muitos insetos se comunicam através de feromônios, os vaga-lumes atraem seus parceiros pelas piscadas.
Outro motivo pelo qual o vagalume pisca, é para espantar predadores e atrair algumas presas.
O ritual de acasalamento dos Louva-a-Deus
Por volta do Outono acontece o ritual de acasalamento dos Louva-a-Deus, é uma época de perigo para os machos da espécie, pois a fêmea muitas vezes acaba por mata-los e come-los durante ou depois do ato. Normalmente ela agarra seu companheiro, arranca e come sua cabeça. Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação da fêmea - uma incrível realidade! A atuação dos centros nervosos secundários abdominais restantes no parceiro faz a fecundação ocorrer de forma muito mais efetiva (maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea).Depois do fato consumado, a fêmea põe entre 10 e 400 ovos numa cápsula endurecida que é depositada no chão, superfície plana, ou enrolada numa folha.
Assinar:
Postagens (Atom)